A paranoia da extrema-direita

Há alguns anos, namorei uma mulher maravilhosa que aos poucos foi corroída pela esquizofrenia até literalmente esquecer de minha existência. O que caracterizava de modo mais perceptível a presença desse mal em sua mente era a série de delírios de perseguição e teorias conspiratórias que ela desfiava, para espanto dos que não a viam com meus olhos.

Minha ex-namorada era paranoica. Acreditava que estava sendo perseguida por alguém muito poderoso (a que jamais dava o nome, mas que parecia ser dono de metade do universo e ter poderes sobrenaturais). Afora isso, elaborava as hipóteses mais absurdas a partir de fatos dispersos de seu cotidiano. Eu a ouvia muitas vezes sem conseguir separar o que era real do que era delírio, em seus relatos.

Em alguns casos, porém, o que ela falava era tão absurdo que me desmontava, me desconstruía (não necessariamente no sentido de Derrida; como no título desse blog, “descontruir” nesse caso quer dizer tão somente “desmontar”). Era como se ela fosse capaz de deformar toda a maquinaria lógica da minha mente com uma única frase. E isso, embora me encantasse, me afastava dela.

Estamos vivendo uma situação semelhante em nosso país. Certos órgãos de imprensa, particularmente alguns colunistas que escrevem para esses órgãos, aderiram a discursos conspiratórios e fantasias políticas cada vez mais bizarras. Como na mente da pessoa a quem o senso de realidade está abandonando, as conexões entre os fragmentos de fatos vão se ligando num mosaico caleidoscópico que se sustenta tão só pela vontade, que seus mantenedores manifestam, de alimentar crenças tão fundamentadas quanto um castelo de cartas num banco de areia.

Há um conjunto de ilusionistas que são responsáveis por dar combustível à insânia do que se convencionou chamar de “extrema-direita”. Não é preciso nominá-los. Todos sabem quem são. Seus chefes os pagam para montar discursos que poriam em risco a credibilidade do periódico se fossem publicados como reportagens, uma vez que são ataques claros – e não dissimulados, como costumam ser os que vão no corpo do jornal – e sem quaisquer provas. São armas retóricas que dependem da crença de seus difusores para ganhar eficácia. São objetos de fé a incendiar a reputação dos que ousam mijar fora de sua bacia.

A paranoia dessa porção do espectro político sempre foi sua marca registrada. Espalhar lendas horripilantes sobre seus adversários, como dizer que “comem criancinhas” ou agora que “curram meninotes”, é uma arma com que os obscurantistas defensores da Tradição, da Família e da Propriedade tentam subjugar as mentes suscetíveis. Cultivadores do medo, querem paralisar o pensamento, porque este se opõe a eles. Tudo que desejam é poder dominar uma massa tornada raquítica, a pedir a benção dos poucos “mais fortes”.

O método não mudou: a extrema-direita sempre viveu da ignorância e do medo. A novidade é que, o que há alguns anos, ficava restrito a grupos sem voz, como a própria TFP, os seguidores do Mídia sem Máscara, os discursos vaiados do Bolsonaro e as viúvas da Ditadura com seu “Terror Nunca Mais” (Ternuma), começa a ganhar mais espaço e avança sobre grandes periódicos, publicando suas sandices com a aprovação de editores irresponsáveis e consumindo o resto de credibilidade dessas revistas e jornais.

A ficha falsa da Dilma é um exemplo de como algo que foi divulgado inicialmente pelo Ternuma e difundido em spams pelos extremistas acabou ganhando a primeira página de um jornal que até o início da década passada era um modelo a ser seguido por todos os jornalistas – ao menos era o que nos ensinavam na graduação.

Junte-se a isso o bafafá em torno do suposto sequestro que o grupo “terrorista” da ministra “podia ter cometido” nos idos da ditadura e pode-se ver que a aproximação entre os extremistas da direita e certos periódicos nacionais não é mais uma teoria conspiratória insensata – como alguns dirão. Trata-se de um fato: parte da imprensa namora com a extrema-direita. E o faz de modo tão ostensivo e diante dos olhares de tantos, que devia ir presa por atentado ao pudor.

O fruto mais recente desse nheco-nheco ideológico é a publicação e a repercussão do texto de César Benjamin em que ele acusa o presidente Lula de ter tentado currar um jovem enquanto esteve preso. Sem apresentar qualquer prova, houve quem imediatamente concordasse com “Cesinha” e afirmasse que Lula era sim um estuprador. Montaram o delírio, deram corda e agora um sem-número de lunáticos repetem à exaustão a fantasia anti-Lula por que tanto ansiavam com a boca espumando.

Não bastasse isso, já há um upgrade dessa farsa. Na sexta-feira, ouvi de um direitista nada moderado que o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, fazia parte do MEP, o movimento do suposto menino estuprado, e que sua morte ainda não havia sido esclarecida. Pronto! O mosaico de fragmentos de fatos está montado. Para os esquizofrênicos da política, Celso Daniel seria o menino do MEP que teria sido estuprado por Lula e foi morto pelo PT para que a verdade não viesse à tona. Ufa! É difícil acompanhar tal raciocínio. Tortuosos são os caminhos da loucura.

É preciso estar atento para os spams divulgando essa versão, que com certeza não saiu da cabeça da pessoa com quem conversei, mas de algum dos fazedores de delírios que infestam as redações dos jornais. Se há quem caia ainda hoje na história da aprovação do “fim do 13º”, como não se preocupar com o estrago de tão elaborado e convidativo absurdo nas mentes suscetíveis que ainda não sucumbiram à insânia?

Nos EUA, a paranoia da extrema-direita está pouco a pouco retomando o poder no país e conduzindo o governo em direção a uma nova era Bush. No Brasil, não são poucos os delirantes que gostariam que déssemos uma guinada de volta aos “bons tempos” da era de chumbo. Os profetas do caos voltaram a ter voz. Convém calá-los com a melhor arma que nos foi confiada: a verdade.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

27 Respostas to “A paranoia da extrema-direita”

  1. Jorge Roriz Says:

    Depoimentos ( de colegas de cela, amplamente divulgados e não contestados) comprovaram que Lula afirmou ter estuprado, porém “disse isso por brincadeira”……..POR QUE LULA NÃO PROCESSA? PORQUE SABE QUE O FATO ACONTECEU.
    Como pode alguém considerar um estupro algo engraçado? Portanto a declaração de Lula ocorreu.
    A ficha de Dilma foi uma armação petista. A ficha em si era montagem, porém os dados, as informações são verdadeiras. Ninguém pode negar que ela pertenceu ao grupo Molina e a outros que seqüestraram e assaltaram Bancos e empresários.
    Ou vc está sendo enganado por ignorância, inocência ou vc é vítima da lavagem cerebral.
    Na Bahia o PT espalhou a vassoura de Bruxa para prejudicar as plantações. Portanto os métodos de perseguição faz parte do modo operandis do PT>
    Isso ficou comprovado e ninguém foi punido.
    Mais de 07 pessoas ligadas a Celson Daniel foram assassinadas depois da morte de Celson. E o caso Não está esclarecido.
    Sua amiga não é paranóica. Os métodos usados pelas esquerdas são de assassinatos e perseguições.
    O país não possui saúde, educação de qualidade, saneamento básico, segurança, estradas de qualidade, e milhões vivem com a miséria do Bolsa família ( o valor pago é equivalente a um almoço de um parlamentar. E com tudo isso Lula possui mais de 80% de aprovação. Não será isso algo estranho?.
    Coloque alguém de sua família em um hospital público. Viva com R$ 130,00 por mês. ( valor para os que têm direito ao Bolsa família).
    Vc está a serviço ou da sua ignorância ou da destruição do seu país.
    Sou com muito orgulho Extrema direita assim com vc é de esquerda. Ou será que estamos no regime do pensamento único? ou Russo?
    Quem ousa discordar, é golpista, entreguista……..
    Isso é fascismo. Todos possuem o direito de pensar diferente e de expressar suas opiniões sem serem discriminados.
    Se vc escreve bobagens como o artigo acima por ignorância, está perdoado. Se escreve consciente da realidade, terá que prestar contas a Deus por traição a Pátria e defesa do caos. Milhões de brasileiros morrem todos os dias de bala perdida, crack, mal atendimento em hospitais. As verbas públicas estão sendo desviadas para a corrupção.
    O país fede e está podre de tanto roubo e corrupção. Enquanto isso o povo aplaude. Nossa justiça é lenta ( portanto injusta). Tudo de bom foi Lula quem fez. Tudo de ruim é herança maldita.
    Barrabás ( foi escolhido no lugar de Jesus) e Hitler também teve grande apóio popular.

    http://www.jorgeroriz.com

  2. Jorge Roriz Says:

    Barrabás foi o escolhido no lugar de Jesus sob os aplausos do povo e Hitler teve grande apoio popular. Rui Barbosa foi derrotado em uma eleição.
    Portanto a voz do povo pode ser a voz do diabo. Principalmente se o povo não possui educação. Vira um monte de bonecos telequiados pela mídia da esquerda. Eles são iludidos por mentiras, deturpações de fatos e da história, promesssa e esmolas.Os “companheiros” da mídia que fazem parte da direitas são tão poucos que se conta nos dedos. Porem são condenados como golpistas. Porque o Deus Lula, não pode ser criticado. Está blindado e não possui defeitos e não comete erros.
    http://www.jorgeroriz.com

    Obs: Texto anterior, leia “apoio” popular ( sem acento)

  3. Diego Calazans Says:

    Seu comentário ilustra perfeitamente bem o que afirmo ao longo do texto. Obrigado por sua contribuição inestimável.

  4. Ana Beatriz Says:

    Diego,

    Ainda bem que eu sempre me pergunto se estou sendo paranóica… Na época em que Lula foi eleito eu ouvi de alguns militares que ele não chegaria ao final do mandato (obviamente que poderia ser apenas um desejo, mas nunca se sabe). Na lista das nóias contemporâneas podemos incluir a bomba do Riocentro, a morte do Tancredo, o confisco da poupança (que os privilegiados souberam antecipadamente), a venda das Teles e da Vale, enfim, um repertório considerável que não pode ser atribuído ao PT. Mas pode ser só paranóia minha…

    Abraços,

    Ana

    • Diego Calazans Says:

      Ana,

      Tempos atrás dizia-se que Lula não chegaria sequer a assumir, caso eleito. O tempo mostrou que se tratava tão só do desejo de quem lançou tal boato.

      Obrigado por sua contribuição.

      Abraços
      Diego

  5. Cristian Korny Says:

    caraca! primeiro eu entendo perfeitamente quando são comparados a extrema-direita com a esquizofrenia, conheço bem aos dois, mas acho que ter encanto com algum delírio reforça o delírio e assim a esquzofrenia, foi o que entendi do autor do blog, já o comentarista achar que o pensamento dele é diferente e está sendo perseguido é justificável pela falta de auto-estima oriunda do não reconhecimento de que os absurdo que ele vocifera sejam aceitos, pois são delongas sem verificação nem credibilidade, e entendi muito bem quando ele justificou a perseguição de profissionais de esquerda das redações da mídia corporativa, mas felizmente esses profissionais não precisam mais da mídia, pois temos a internet.

    • Diego Calazans Says:

      Minha ex-namorada não era de extrema-esquerda. Os delírios dela eram esquizofrenia clínica mesmo. O que a deixava encantadora era o olhar de quem via o que ninguém mais via. A loucura tem um quê de mística e o mistério tem um quê de abismo. E abismos podem ser atraentes, ao mesmo tempo em que são assustadores.

      Obrigado por sua contribuição.

  6. Thata Cari Says:

    Diego, tais factóides produzidos e reproduzidos de forma eficaz por veículos de comunicação sempre existiram e continuarão existindo enquanto forem eficientes.
    O conceito de “real” ou “verdadeiro”, para grande parte da população, ainda está vinculado ao que tem o aval da grande imprensa. O discurso que ainda prevalece, infelizmente é o de que “vi na TV”, “deu na veja” e, hoje “recebi um e-mail”. Ou o que é pior e mais comum no Brasil o tal sujeito indeterminado do “disseram” ou “falaram”…
    Sobre delírios, creio que vivemos num mundo esquizofrênico. Somos expostos a contradições, estimulados ao medo, à paranoia, à insatisfação e à ansiedade constantemente e isso, de certa forma, uma hora ou hora explode…

    • Diego Calazans Says:

      Infelizmente muitas pessoas ainda não entraram na era digital, seja por falta de recursos (o que as lan houses e a baixa do preço dos computadores está começando a resolver), seja por não se adequar ao modo de pensar necessário para se navegar atrás de notícias na internet.

      A TV é mais simples. Alguém liga, assiste, decide o que aceita e o que não aceita, desliga e vai comentar onde houver pessoas como ele/ela. Na internet, e preciso fuçar, investigar, colher e separar o joio do trigo. Isso demanda tempo, atenção e discernimento. É um processo mais ativo do que apenas mudar de canal.

      Esperamos que a difusão de uma nova mentalidade – inquieta, curiosa e autônoma, no melhor estilo “do it yourself” do movimento punk – traga novos ares para o jornalismo nesse país, antes que a instituição como um todo afunde no lodo dos fabricantes de delírios.

  7. Jorge Roriz Says:

    Sr Diogo

    Fico feliz quando posso contribuir para o diálogo. É típico dos fascistas quando não possuem argumentos sobre os assuntos discutidos, passarem a considerar o artigo contrário do seu pensamento como contribuição. Entre os lemas dos fascistas estão: “uma mentira repetida muitas vezes se torna uma verdade” ou “se não pode contra seu adversário procure se aliar a ele”

    Discordo da afirmação: “O conceito de “real” ou “verdadeiro”, para grande parte da população, ainda está vinculado ao que tem o aval da grande imprensa”.

    Atualmente com a popularização do acesso a internet, a população possui outras fontes de pesquisas e informações, não considerando apenas os grandes veículos. Pequenos sites, como por exemplo o Mídia sem Máscara e o http://www.jorgeroriz.com fazem a diferença.
    Os grandes veículos estão de “rabo” preso com o seu maior anunciante ( o governo). A Veja, Folha e Estadão (censurado) são os únicos veículos fiscalizadores das mazelas do “desgoverno” que estão fora desse contexto.A grande maioria dos veículos são aliados da farsa de um país que possui milhões de miseráveis ( que dependem do Bolsa família), aplaudirem as realizações de um messiânico presidente, embora estejamos caminhando para o abismo da ditadura comunista.
    O povo brasileiro precisa de uma boa educação e qualificação para não ficar dependente de esmolas governamentais.
    Corrupção, mentiras, censura, justiça corrompida, impunidade, cinismo ,falta de vergonha, balas perdidas e roleta russa para que o médico possa escolher quem vai ser atendido para ele tentar salvar, ou quem vai morrer por falta de atendimento ( hospitais públicos).
    Lula apoiou o presidente de uma nação (irã) que nega o holocausto, e possui fanáticos “homens bombas” que desejam criar a bomba atômica para mandar a humandade de uma só vez para o “paraíso de Alá”.
    O criminoso Cesare Battiste ( estuprou um deficiente físico, matou o carcereiro por vingança, assaltou e matou um açoqueiro, (crimes comuns) , foi condenado pela côrte européia e pela Itália ( país democratico que possui uma justiça respeitada internacionalmente , recebeu o refúgio do nosso ministro da justiça e o apoio do presidente Lula.
    O estranho é que os atletas cubanos que gostariam de ter ficado no Brasil foram rapidamente deportados, cujo único crime cometido foi não desejar viver em Cuba.
    Sarney ( filhote da ditadura) Collor e Renan Calheiros ( que dispensam comentários) são aliados do presidente que possui uma estranha mania de defender ou se aliar com corruptos e terroristas.

  8. Jorge Roriz Says:

    Assista a TV todos os dias e se coloque no lugar dos que choram pela perda de suas casas ( construidas em locais inadequados) ou das vítimas da violência policial, ou das vítimas dos assassinatos e balas perdidas, ou do mal atendimento nos hospitais, ou das vítimas das estradas esburacadas e mal sinalizadas, cujo dinheiro para reconstrução foram desviados pela corrupção
    Os fatos diariamente mostrados na TV não são encenados por atores. Eles mostram apenas alguns das milhares de vítimas,cujas histórias não chegam ao conhecimento da imprensa. São fatos reais que acontecem todos os dias em um país sem governo, cujo povo concede 83% de aprovação. Os brasileiros pobres e negros estão sendo dizimados. Aqui morrem mais pessoas diariamente do que em muitas guerras
    Dilma nunca se elegeu para nenhum cargo público, porém é a favorita…….
    Quando um fato dessa natureza ocorrer com vc ou seus familiares, vc vai pensar e refletir, sobre as reais condições de vida do povo brasileiro. Esse mesmo povo sofrido que aplaude o presidente.

    • Diego Calazans Says:

      Primeiro, o fascismo é uma postura antisocialista, antiliberal e antidemocrática de extrema direita. Acusar um esquerdista moderado de ser fascista é contra-senso. Abri espaço para seu comentário aqui no blog, não abri? Em algum momento impedi seu direito de expressar-se? Então não me chame de fascista!

      Já há um abuso de certos termos e certas comparações. Ontem você comparou Lula a Hitler o que é um caso clássico de “Reductio ad Hitlerum”, por assim dizer. É falacioso.

      Você cita a Veja, a Folha e o Estadão como exemplos de independência jornalística. Suponho que não esteja a par dos contratos desses veículos com governos do PFL e do PSDB, como o acordo da editora Abril com o Arruda e os acordos da Abril e do grupo Folha com o governo Serra, para ficar nos mais conhecidos.

      Você se julga um autor de extrema direita, mas usa argumentos de esquerda para atacar Lula. Fala em favor dos pobres e dos oprimidos. Cadê o discurso aristocrático de um Olavo de Carvalho? É no mínimo incoerência você falar em prol dos serviços públicos.

      O “estupro” do “menino do MEP” foi desmentido pela suposta vítima, pelos companheiros de cela do Lula, pelo delegado que o vigiava e por aqueles que o visitavam. O que mais você quer? Se o Lula contou a tal piada, é motivo para censurá-lo quando muito pela grosseria e falta de tato na ocasião, e não para acusá-lo de estuprador.

      O caso da ficha falsa de Dilma não adianta discutir porque você a considera criminosa por ter formado um “grupo terrorista” que “provocaca o caos”, enquanto eu a vejo como uma heroína que enfrentava a ditadura. O fato é que a ficha exibida pela Folha na primeira página, com toda a pompa, não teve sua veracidade comprovada. Jornalisticamente falando, não se publica nada que não se checou pelo menos duas vezes. Mas obviamente a Folha nem sempre faz jornalismo.

      O caso da vassoura de bruxa é ridículo. A doença era endêmica em certas regiões do norte do país. Bastou que a fiscalização falhasse e exemplares contaminados fossem transportados para o sul da Bahia para que a praga chegasse a Ilhéus e região. Eu sou de Ilhéus, neto de um fazendeiro plantador de cacau e de outro que trabalhou para ele nessa plantação. A acusação de que o PT espalhou a praga é absurda. Fica no domínio das teorias conspiratórias sem qualquer aval da realidade.

      Quanto aos problemas apresentados por você ao longo dos comentários, não nasceram durante a atual administração. Sou usuário do SUS (sei que está muito longe de ser um serviço adequado, mas a qualidade varia de acordo com a prefeitura ou o governo, a atribuição desse serviço não é da União, apenas as verbas – que não são o suficiente, mas já foram menores) e minha sogra recebe bolsa família. Sou mais pobre do que você pensa. Minha sogra vivia na miséria. Ela ganha mais de 200 reais. Ganharia mais de 300 se tivesse cadastrado a terceira criança. Muitas vezes esse dinheiro é a diferença entre a miséria e a pobreza.

      Devo lembrá-lo de que se trata de um mecanismo de redistribuição de renda bastante eficaz, elogiado pela ONU e usado como modelo para programas semelhantes em países mais pobres. Outra coisa: esse programa ajudou a tirar milhões de pessoas da condição de miséria, garante porta de saída e ajudou a impulsionar a economia de muitos locais, fortalecendo o mercado interno. Se você não sabe disso, está procurando suas informações no lugar errado.

      Você está jogando todas as mazelas do país nas costas de um único homem, sem contextualizar historicamente nem determinar o papel do governo federal nisso tudo. E não fez o que é mais básico e honesto quando se trata de julgar uma administração pública: compará-la com seus antecessores. Analise os dados. O Brasil melhorou? E a economia, aguentou firme a maior crise do capitalismo desde 1929 ou sucumbiu três vezes diantes de pequenos abalos como no governo anterior? Analise dados concretos, paupáveis, não sandices.

      Fascista não é quem acha inútil discutir com um adversário, mas o publica e agradece sua contribuição. Fascista é quem prende o adversário, tortura até a morte e depois ou diz que ele se suicidou ou esconde os ossos. Parece familiar?

      Você deixa clara sua descrença na democracia ao afirmar que 82% da população brasileira não sabem o que é o certo para elas. Ora, quantos saberão o que é certo? Os 6% que odeiam o Lula? Então que se entregue a esse 6% o domínio do país e vamos parar com essa besteira de eleição.

  9. Jorge Roriz Says:

    “Suponho que não esteja a par dos contratos desses veículos com governos do PFL e do PSDB”.
    Não creio que o fato seja verdadeiro, porém se for qual é o problema?
    Assim como Lula o PT e as esquerdas possuem um batalhão de jornalistas e veículos de comunicação que são pagos para fazer sua defesa, a imprensa que discorda dos metódos do governo podem fazer parcerias com partidos que comungue com sua ideologia. Imparcialidade da imprensa é lenda. Todo veículo possui uma tendência ideológica.
    Ou será que os jornalistas da esqueda não recebem o apoio do PT?
    Não sou descrente na democracia. O problema é que não existe democracia quando não se tem instrução e boa educação.
    Um povo ignorante e alienado não saberá votar.É facilemente enganado.
    Não basta conceder o direito da escolha (( voto) quando o sujeito não possui instrução.
    Vc está enganado quando pensa que apenas 6% não aprovam Lula.
    As pesquisas são manipuladas e normalmente feitas nos bolsões de miséria. Não conheço uma só pessoa que tenha sido consultado por tais pesquisas.Existem um número muito maior de pessoas que não aprovam este desgoverno. E por este motivo que apesar do uso da máquina governamental e de todo prestígio de Lula, Dilma não passa de 20% nas pesquisas. Quando tiver tempo responderei os outros iténs abordados no seu último e-mail.
    Não deturpe a hostória. Leia os jornais da época. O povo brasileiro pediu a interferência do Exército. As esquedas desejavam instalar o sistema comunista com apoio de Moscou e contra a maioria da vontade do povo brasileiro. O Exército cumpriu sua obrigação constitucional, assim como aconteceu em Honduras. Porém errou com a ditadura. Não sou e nunca serei a favor da tortura e da censura e de nenhuma ditadura. Porém a pior ditadura é aquela em que o povo aceita tudo silenciosamente. O povo sofre e aplaude.
    A UNE por exemplo, por ser financiada pelo governo, transformou-se em aliada do governo. Os estudantes do meu tempo iam para as ruas protestar . Se estivessemos naquele tempo, Sarnei não estaria na presidência do Senado. Por muito menos do que Lula e seus companheiros fazem, os estudantes foram as ruas pedir o “Fora Color”. Hoje Color é aliado de Lula.
    Atualmente eles vão para as ruas apoiar criminosos, ou pedir a não investigação das falcatruas da Petrobras ( a CPI virou Pizza). Quem não deve nao deveria temer investigações.
    O problema é que os militares demoraram de entregar o poder aos civis.
    e o pior é que parece que eles tinham suas razões…… Tanto é que essa doença chamada comunismo está de volta com os mesmos personagens. O país está na anarquia, falta de vergonha, impunidade e caos. Dessa vez a situação é pior. O país caminha para o caos com os aplausos da ignorância do povo..
    O caso da Vassoura de Bruxa teve até confissão dos autores……
    Tudo que o governo fez de positivo na economia foi cópia do que FHC fez. A começar pelo Real que o PT fazia propaganda dizendo que ele era furado e não durava três meses. O fim da inflação de mil por cento, criou as bases da nossa atual economia. E as elevadas taxas de juros e os lucros exorbitantes dos Bancos continuam da mesma forma…..
    Naturalmente o Real era uma “criança” frágil. FHC enfrentou três graves crises internacionais ( Tigres Asiaticos, Bolsa Americana e outra que no momento não recordo). A “marolinha” surgiu faltando apensa 02 anos para Lula sair. Ele navegou por muitos anos em fase de bonança internacional. E nesta fase, O Brasil teve pouco progresso, Na boa fase internacional, o Brasil teve o segundo pior PIB entre os países emergentes. Superou apenas o Haiti.Durante todo seu governo o país parou para desvendar corrupções. ELas são tantas que se tornou rotina. Ninguém se espanta mais com os novos escândalos que surgem diariamente. Muitos deles envolvendo parentes e amigos próximos do presidente ou seus aliados.

    “Cadê o discurso aristocrático de um Olavo de Carvalho? É no mínimo incoerência você falar em prol dos serviços públicos.”

    Penso no bem estar do povo brasileiro, portanto não é incoerência falar em prol dos serviços públicos. Tenho respeito e admiração pelo escritor, filosofo e jornalista Olavo de Carvalho, porém eu sou Jorge Roriz não sou Olavo. Sua pergunta prova sua forma de pensar: “uma vez concordando com alguns pensamentos de uma pessoa devemos seguir tudo que ela diz ou pensa”…… Assim fazem com o “Deus Lula”. Fanatismo cego.
    Não sou seguidor de ninguém e tenho independência para pensar, concordar e discordar.

  10. Jorge Roriz Says:

    Por que será que grandes aliados do PT, grandes figuras históricas do PT sairam do PT?

  11. Jorge Roriz Says:

    Não te chamei de fascista. Escrevi: “É típico dos fascistas quando não possuem argumentos sobre os assuntos discutidos, passarem a considerar o artigo contrário do seu pensamento como contribuição.”

    Isso necessáriamente não significa que eu esteja me referindo a você.

  12. Diego Calazans Says:

    Lula não é um deus. Mas também não é um demônio. Não sou seguidor dele. Estou majoritariamente favorável a seu governo porque observo reais melhoras nas condições de vida das pessoas. Observo as coisas a meu redor, não só através de estatísticas mas pelo contato com as pessoas. Percebo que as coisas estão melhorando. Não estamos indo em direção ao caos nem a uma ditadura comunista – faça-me o favor! – mas a uma social-democracia. Não é o bastante para mim, mas já é um começo.

    Os contratos suspeitos de governos do PFL e do PSDB com certos órgãos de impresa estão comprovados por documentos. Não se trata de mera publicidade do governo. Isso seria normal. São assinaturas de milhares de exemplares, ao custo da banca e sem licitação. Procure, por exemplo, a assinatura de milhares de revistas Recreio – da editora Abril – pelo governo Serra para “fins didáticos” – não foi pleiteado nem o desconto mínimo que a editora dá quando você assina qualquer revista (eu sei porque já fui assinante de revistas da Abril). Outras revistas da Abril também foram assinadas por esse governo e outros, sem licitação nem desconto. O governo Arruda fez acordos com o Correio Braziliense e com a Abril. Coincidentemente, a Veja fez uma entrevista com Arruda que mais parecia um press release pouco tempo depois desse contrato. Os casos são diversos, todos devidamente documentados. Sugiro que você dê uma vasculhadinha.

    Essa história de que a economia nesse governo seguiu – no que teve de bom – a do governo anterior lembra o que você disse em outro comentário: de que tudo que é bom as pessoas relacionam ao Lula e tudo que é ruim ao FHC. Você apenas inverte o sinal.

    O governo FHC vendeu de forma ofensiva empresas estatais que eram verdadeiros patrimônios nacionais, constituindo-se em um legítimo traidor da pátria. Mas não se preocupe porque ele vai prestar contas a Deus por isso, como você diz.

    A economia do governo Lula seguiu outro caminho, contrapondo-se à hegemonia neoliberal vigente. Não se avançou com as privatizações, mas capitalizou-se empresas estatais ou semi-estatais (como a Petrobras). Investiu-se no mercado interno, nas pequenas e médias empresas, distribuiu-se renda de modo um pouco mais eficaz (embora, a meu ver, não o bastante).

    Mudou-se o foco do comércio exterior, das relações quase exclusivamente Sul-Norte para relações majoritariamente Sul-Sul. Buscou-se o máximo de parceiros comerciais em vários cantos do mundo. Fortaleceu o Mercosul, enterrou a Alca, negociou em bloco com a União Europeia. Exerceu um maior controle do Estado sobre a economia.

    Em suma, a política econômica de FHC (que pegou carona do plano Real de Itamar Franco e quase afundou a economia em crises menores) era neoliberal (confiava na auto-regulamentação do mercado) e totalmente atrelada a nações desenvolvidas como os EUA e países europeus. O populismo cambial desse governo quase levou o país à falência três vezes em pequenos abalos da economia mundial.

    Por outro lado, a política econômica do governo Lula vai em direção a uma social-democracia. Há maior controle do Estado sobre a produção e distribuição de bens e serviços, o mercado interno é forte, existe uma rede de proteção social (ainda incipiente a meu ver, mas já em formação) – foi isso que impediu a economia brasileira de ir à bancarrota na maior crise da história do capitalismo desde 1929. Os conservadores do mundo todo já notaram isso. Só alguns dos conservadores brasileiros são tão maniqueístas quando se trata dos “comunistas” que não notaram os sucessos do atual governo. Os fatos, os dados empíricos, as inúmeras provas do cotidiano atestam que o rumo dado à economia pelo atual governo, ao menos nos últimos anos, levou a um crescimento desse país que pode torná-lo uma nação desenvolvida até o final da próxima década.

    Agora, há inúmeras questões a serem resolvidas. A desigualdade ainda é gritante, a educação – desde o ensino fundamental ao superior e pós – é insatisfatória, a renda que vai para a saúde está muito aquém do necessário etc. Pode-se questionar zilhões de coisas nesse governo. Mas é preciso trabalhar em cima de dados, de números, de fatos comprovados, não de especulações e teorias conspiratórias derrotadas pelo tempo.

    Engraçado você criticar as pesquisas quando refletem a popularidade elevadíssima de Lula e aceitá-las passivamente quando se trata da baixa popularidade da Dilma. Creio que a resposta é óbvia: Dilma é praticamente uma desconhecida para a maioria da população, diferente de Serra, que já concorreu a presidente e governa o maior estado do país. Talvez seja preciso aguardar o início da propaganda eleitoral para termos a exata dimensão da transferência de popularidade de Lula para Dilma. Analise-se a subida contínua e sustentável de Dilma quando se comparam as três principais pesquisas, e a correspondente queda de Serra desde o início do ano. Aliás é preciso ainda saber se Serra realmente será candidato ou o Aécio, e se o PFL vai ter candidato próprio. 2010 está longe de estar decidido.

    Quanto a 1964: Se por “povo brasileiro” você entende as dondocas católicas que marcharam “com Deus e pela liberdade”, temos visões diferentes do que é o povo brasileiro. E o engraçado é que o povo brasileiro nessa época não era ignorante, não é? Nem quando elegeu Collor e FHC, o povo era ignorante. O povo só passa a ser ignorante quando não compactua com suas ideias, não é mesmo?

    Recomendo que você leia os documentos históricos do regime, arquivos da CIA, os autos do governo Jango, os depoimentos dos perseguidos pelos militares… enfim, não apenas os jornais que obviamente ficaram do lado do golpe porque João Goulart estava prestes a promover reformas que iam contra seus interesses, assim como fizeram oposição sistemática ao Getúlio Vargas da década de 1950, o que foi eleito e se matou. Quando os jornais apóiam suas ideias, eles são independentes. Quando apóiam ideias contrárias, são títeres dos “comunistas”.

    O que ocorreu em Honduras foi um golpe militar. Você devia ler mais do que a Veja e a Folha, devia ir até a fonte e ler os documentos do governo deposto. Não havia justificativa real para a derrubada do presidente e sua expulsão do país de pijama durante a madrugada foi inconstitucional, assim como a subida ao poder de um governo ilegítimo. Afora isso, o cerco a uma embaixada estrangeira foi um atentado contra as leis internacionais. As eleições nas condições dadas foi ilegítima e abre precedente para golpes semelhantes. Você devia ler a entrevista que o ditador de Honduras concedeu ao jornal conservador espanhol El País. Nela, ele deixou claro que Zelaya foi tirado do poder porque flertou com a esquerda. Que democracia é essa em que alguém de esquerda não pode assumir o poder?

    O governo atual deu espaço para que a Polícia Federal e o Ministério Público fizessem seu trabalho. Escândalos midiáticos não são provas incontestáveis. Sem um julgamento adequado, em que todas as partes sejam ouvidas e em que as evidências sejam analisadas, não há como atribuir de modo definitivo o caráter de corrupto a quem quer que seja. Diferente do caso Arruda, a maioria das denúncias de corrupção no governo Lula não tem consistência. Contudo, não acredito que não haja corrupção nesse governo. Apenas não acho que seja maior do que a dos governos anteriores ou de outros partidos. Pelo contrário, é até menor.

    Sarney não parecia ser problema até que passou a apoiar o Lula. E Collor era o queridinho da Veja até que seu governo se tornou insustentável. Agora o PSDB quer se livrar do FHC que tanto defendeu outrora, porque o povo é ignorante e não sabe quem fez o melhor por seu país, não é?

    Quanto à pergunta de por que tantos figurões largaram o PT (sabe-se lá de quem você está falando), você precisa perguntar para eles. Certos políticos trocam de partido como se troca de domicílio. Não sou nem nunca fui filiado a qualquer partido. Se defendo a atual administração petista é porque a considero superior às alternativas eleitoralmente viáveis.

    Quanto à questão do fascismo, se não era referência a mim, foi uma colocação totalmente deslocada. Devo considerá-la então um praguejar desconexo de sua parte?

  13. Jorge Roriz Says:

    “Diferente do caso Arruda, a maioria das denúncias de corrupção no governo Lula não tem consistência.”

    Sua frase ou é fruto do fanatismo ou é uma piada? Lulinha ( ex funcionário do zoológico, hoje bilionário), Waldomiro (filmagem) Irmão de Genuíno ( Dólar na cueca para comprar verduras), Palocci ( absolvido da comprovada quebra de sigilo do caseiro), Delúbio ( foi condenado a prestar serviços comunitários), o motorista, churrasqueiro, Luliran, Dirceu, Duda ( confessou ter grana com contas secretas), Marcos Valério, e os 40 indiciados pelo procurador geral da Republica, que segundo o procurador era uma quadrilha que roubava a nação brasileira, A grana no dossiê de Serra ( até hoje ninguém sabe quem era o dono do dinheiro), e tantos outros escândalos “NÃO TEM CONSISTÊNCIA”?

    “Zelaya foi tirado do poder porque flertou com a esquFerda. Que democracia é essa em que alguém de esquerda não pode assumir o poder?”

    Zelaya tentou criar um plebiscito (proibida pela constituição Hondurenha)
    e falsificou documentos para fazer uma eleição fraudulenta para se perpetuar no poder ( assim com Evo e Chaves…..).

    “E o engraçado é que o povo brasileiro nessa época não era ignorante, não é?”

    Claro que não. Atualmente os professores são OBRIGADOS A APROVARO OS ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. A QUALIDADE DO NOSSO ENSINO CAIU E MUITO.

    QUALQUER UM ENTRA EM FACULDADES PARTICULARES ( E POSSUI DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR) BASTA TER DINHEIRO PARA PAGAR ALGUMAS FACULDADES QUE SÃO VERDADEIRAS FÁBRICAS DE DIPLOMADOS.
    Cheguei a ser reprovado ( “perder um ano”) por causa de um décimo. No ditadura militar, os colégios públicos eram os melhores….. HOJE O ALUNO AMEAÇA ATÉ BATER NO ALUNO….. NÃO FREQUENTA AS AULAS NÃO SABE NADA E TODOS SÃO APROVADOS…..

    MEU CARO EU ENCERRO A DISCUSSÃO COM VC, PORQUE VEJO QUE A DISCUSSÃO É PERDA DE TEMPO.

    ARRUDA? É UM SAFADO E TEM QUE SER PUNIDO. NÃO DEFENDO CORRUPTOS.

    ” O governo FHC vendeu de forma ofensiva empresas estatais que eram verdadeiros patrimônios nacionais, constituindo-se em um legítimo traidor da pátria”

    ESSA É A MAIOR MENTIRA PREGADA PELO PT.

    ANTES DE FHC, UMA LINHA TELEFÔNICA CUSTAVA O EQUIVALENTE A R@ 3.000,00. HOJE EM QUALQUER BARRACO EXISTE TELEFONE. ISTO FOI FRUTO DA PRIVATIZAÇÃO.

    AS EMPRESAS PÚBLICAS SERVEM DE CABIDE DE EMPREGOS. SE VC POSSUI UMA EMPRESA , ATÉ UM CLIP, UMA FOLHA DE PAPEL VC ECONOMIZA PORQUE SAI DO SEU BOLSO.

    SE A EMPRESA É DO GOVERNO. O DONO É O POVO. OU SEJA NINGUÉM LIGA…… PARA REDUZIR CUSTOS OU DESPESAS.

    VC SABIA QUE DILMA E OUTROS PETISTAS RECEBEM MENSALMENTE 70 MIL REAIS DA PETROBRAS? A PETROBRAS SE TRANSFORMOU EM CASA DE NOCA DO PT. MILHARES DE ONGS RECEBERAM DOAÇÕES PARA FINS POLÍTICOS COM A GRANA DA PETROBRAS. SEM NENHUM CONTROLE.
    A OPOSIÇÃO ENTREGOU PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO AS DENÚNCIAS QUE NÃO FORAM APROFUNDADAS PORQUE OS GOVERNISTAS BOICOTARAM A CPI.
    SE FHC NÃO FIZESSE AS PRIVATIZAÇLÕES, O REAL NÃO SERIA UMA REALIDADE. QUANDO FALTAVA DINHEIRO, ELES MANDAVAM FABRICAR MAIS DINHEIRO ( SEM LASTRO) E ASSIM O DINHEIRO NÃO VALIA NADA. ISSO ERA UMA DAS CAUSAS DA INFLAÇÃO DE 80% POR MÊS.
    FOI PRECISO CORTAR OS ZEROS.

    A MAIOR ACUSAÇÃO QUE FAZEM SOBRE AS PRIVATIZAÇÕES SE REFERE A EMPRESA VALE. A EMPRESA VALE ( ANTIGA VALE DO RIO DOCE) NA REALIDADE HOJE É UMA EMPRESA NACIONAL.
    ELA FOI VENDIDA EM UM LEILÃO PÚBLICO E ABERTA PARA QUALQUER UM. SE FOI VENDIDA POR UM PREÇO BAIXO, PORQUE O PT NÃO COMPROU?
    O QUE ACONTECEU FOI QUE O AÇO SUBIU 3000 % E ISSO VALORIZOU A EMPRESA.
    SE ELE ENTRGREOU A EMPRESA….. PORQUE ISSO NÃO FOI PROVADO PÁRA COLOCAR FHC NA CADEIA OU POR QUE ELES NÃO FIZERAM UM IMPEDIMENTO COMO FIZERAM COM COLOR? POR QUE A VALE FOI “ENTEGUE” E POSSUI CAPITAL NACIONAL NA MAIOR PARTE DAS AÇÕES?
    FHC É UM HOMEM RESPEITADO EM TODO MUNDO. ELE FAZ PALESTRAS EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDOE CADA UMA CUSTA 50 MIL DÓLARES. É UM HOMEM CULTO E PREPARADO, PORÉM FOI CALUNIADO PELAS ESQUERDAS. ELE CRIOU O BOLSA FAMÍLIA ( LULA APENAS MUDOU O NOME) CRIOU A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ( PARA EVITAR SE GASTAR MAIS DO QUE O DEVIDO), OS GENÉRICOS, CONCEDEU MAIS TÍTULOS DE POSSE DE TERRAS DO QUE O PRESIDENTE LULA.
    FOI MINISTRO DA FAZENDA NO GOVERNO ITAMAR. ( GOVERNO CRIADOR DO REAL) E FOI PRESIDENTE DURANTE OS OITOS PRIMEIROS ANOS PARA A SOLIDIFICAÇÃO DA NOSSA MOEDA ESTÁVEL ( O REAL).
    VC DIZ QUE AS COISAS ESTÃO MELHORANDO.RISOS.
    ISSO ACONTECE SEMPRE. À MEDIDA QUE O MUNDO AVANÇA, AUMENTA O CONHECIMENTO, A TECNOLOGIA E O MUNDO EVOLUI….. AS MELHORIAS OCORREM EM TODO O MUNDO.
    CLARO QUE O BRASIL TERIA QUE MELHORAR, DEPOIS DE SAIR DA INFLAÇÃO DE 80% AO MÊS, E DEPOIS DE SAIR DA “DITADURA MILITAR”
    PORÉM DIANTE DAS RIQUEZAS QUE O PAÍS POSSUI, CRESCEMOS MUITO POUCO. E TEMOS AINDA MILHÕES DE MISERÁVEIS.
    SE NOSSO DINHEIRO NÃO FOSSE ROUBADO PELA CORRUPÇÃO, SE O POVO TIVESSE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, O BRASIL ESTARIA HOJE CRESCENDO MAIS DO QUE A CHINA. ( TEMOS MUITO MAIS RIQUEZAS E RECURSOS NATURAIS DO QUE OS CHINESES) SABR QUAL O CRESCIMENTO DO PIB DESTE ANO NO BRASIL? MENOS DE 1%. ( ME REFIRO AO PIB ANUAL)
    SABE QUAL O PIB DA CHINA ( MESMO COM A CRISE ECONÔMICA?)
    7,5%.
    VC SABE QUANTOS MILHÓES DE BRASILEIROS VIVEM MISERAVELMENTE COM O SALÁRIO MÍNIMO OU MENOS DO QUE ESTE VALOR? E ESTE POVO QUE APLAUDE LULA.
    QUEM ESTUDOU NÃO APOIA ESTE GOVERNO.
    PEÇO DESCULPAS PELOS ERROS ORTOGRÁFICOS. NÃO FIZ A DEVIDA REVISÃO.

  14. Jorge Roriz Says:

    VC PODE ME ENVIAR O E-MAIL DA SUA EX NAMORADA “ESQUIZOFRÊNICA”?

  15. Thata Cari Says:

    Diego, deletei o perfil no twitter, mas continuarei sendo leitora de seus textos.

    Um abraço!

  16. Thata Cari Says:

    A propósito, você viu isto: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=24120?

  17. Alexssandro Duarte Says:

    Camarada, eu não preocuparia muito com estas insanidades que os paranóicos de direita, elas tem se revelado de uma desimportancia impar para o mundo real.

    Na internet somos premiados com textos que aliam discursos de extrema direita que consideram o nazismo uma variação do comunismo (??????), a evolução uma conspiração ateia , comunista e satânica (?????) e a luta de minorias como os homossexuais por seus direitos como manobras de tomada do poder pela Nova Ordem Mundial ( que me parecem ser banqueiros ateus , comunistas, gays e nazistas pelas descrições dos Julios Severos e Olavos de Carvalhos da vida).

    Tudo muito divertido na minha opinião, mas que felizmente não tem maiores reflexos na vida real além de demonstrar como as pessoas podem ser desligadas da realidade, cegas pelo desejo que o mundo funcione do jeito que elas querem.

    Parabéns pelo texto e pelas respostas ao Sr. Roriz, apesar de eu discursar de certos rumos que o governo Lula vem tomando, em especial sua aliança com Sarney e Collor, o governo dele esta sendo melhor do que eu imaginava.

    • Diego Calazans Says:

      Obrigado pelo comentário. Também discordo de certos rumos do governo Lula, como deixei claro em comentário anterior. Sua colocação sobre os sites de extrema-direita foi perfeita. Obrigado por prestigiar o blog.

  18. Jorge Roriz Says:

    ALEXSANDRO
    Vc deveria parabenizar a mim. A última postagem que fiz não obtive resposta. Só em vc concordar comigo de que os rumos do governo não são bons quando ele se alia a Color e a Sarney, já me sinto recompensado em ter escrito o que escrevi.
    Não temo discussões e desafio qualquer esquerdopata.
    O país está sem rumo: Não temos saúde pública, educação de qualidade, segurança, justiça. estradas, e o povo satisfeito com o Bolsa família…… A corrupção é a lei. E os escândalos se tornaram tão comuns que o povo já se acustumou como se fosse algo normal.
    Não conheço nenhum país Socialista cujo povo seja rico.
    Vc não tem culpa de pensar errado. Além da lavagem cerebral da mídia, até nas universidades o “socialismo” é ensinado. Passa de professor para aluno. O aluno se torna professor e vai fazer lavagem cerebral em outros adeptos. O endereço do meu site é: http://www.jorgeroriz.com

    “O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria”. Winston Churchill

    É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade.

    Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber.

    O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém.

    Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

    É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.”
    Adrian Rogers, 1931

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: